Vitamina C – A arma contra a gripe

A vitamina C ou ácido ascórbico, como cientificamente melhor se conhece, é uma vitamina essencial para a formação do colagênio, um composto valioso que ajuda na formação e reparação dos tecidos do corpo. Também é essencial para a saúde dos dentes e das gengivas, ajuda no combate a hemorragias e é eficaz no combate ao “stress”. Porém, a mais importante de todas as características que a vitamina C possui, trata-se da sua ação desintoxicante fundamental, a qual combate todas as infecções, mas com particular eficácia a gripe, uma vez que fortalece o sistema imunitário no que diz respeito ao combate viral.
Parece ser do senso comum, que a laranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C, como aliás todos os citrinos. No entanto , muita gente desconhece que existem frutas com um maior teor desta vitamina do que a laranja e os restantes citrinos. São elas as frutas como por exemplo a manga, a goiaba ou a acerola, as mesmas possuem, em média, uma maior quantidade de vitamina C.
Como a vitamina C não se acumula no organismo, ela deve ser reposta diariamente através da ingestão de alimentos que a contenham em boas quantidades, tais como, por exemplo, a tão falada laranja, outros citrinos como o limão ou a tangerina, o kiwi, o caju, os brócolos, os morangos, os tomates, as cenouras, os espinafres e as batatas. Mas atenção, o calor e a luz são inimigos da conservação da vitamina C, pois destroem-na com facilidade, por isso mantenha este gênero de alimentos em locais frescos e escuros.

Fonte: Shvoong

Publicações relacionadas:

  1. Comer frutas é essencial para o sucesso da dieta
  2. Frutas que aliviam desconfortos na gravidez
  3. Receita: Bolo de Cascas de Frutas

Deixe sua opinião

*